12 – VALE DO VOUGA – DINAMIZAR O TURISMO VALORIZANDO O PATRIMÓNIO

Local: Vale do Vouga, Sever do Vouga

Grau de dificuldade (exigência física): Médio

Ocupado pelo Homem desde tempos imemoriais, o município de Sever do Vouga, encontra-se localizado em pleno Vale do Vouga. É Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 e possui características naturais únicas, património histórico-cultural e uma apetência singular para a produção de pequenos frutos, em especial o mirtilo.

O rio Vouga e o seu magnífico vale possuem condições excecionais para a prática de múltiplas atividades de turismo de natureza. Nesta visita propomos-lhe um contacto mais próximo com o rio e com a sua envolvente natural e histórico-cultural, através de caminhada a pé, pela ecopista de Sever do Vouga, atividade de escalada na Ponte do Poço de Santiago, visita ao campo experimental dos pequenos frutos vermelhos e descobrir as origens da produção do mirtilo em Sever do Vouga e, por fim, visita à queda de água - Cascata da Cabreia.

Ao longo da visita ainda terá oportunidade para apreciar as belas paisagens, bem como as ações de valorização do património histórico-cultural que o município de Sever do Vouga tem vindo a desenvolver, nomeadamente a transformação da emblemática ex-linha ferroviária do Vouga e o aproveitamento do património ferroviário construído para a dinamização de atividades económicas.