13 – Gestão ao longo da grande divisória – ligando a terra ao mar

As áreas protegidas na faixa costeira têm uma perspetiva única e interessante. As pessoas preocupam-se muito com a costa. Ter acesso a ela é importante para a nossa saúde e bem-estar e o relacionamento com o ambiente marinho é um contributo fundamental para a economia e a cultura das comunidades costeiras.

A nossa costa e as águas costeiras estão sob uma pressão considerável, decorrente das atividades humanas – energia convencional e renovável, desenvolvimento dos portos, lazer e turismo – e não menos importante, do impacto das alterações climáticas, particularmente o aumento do nível médio do mar, que resulta num aumento do galgamento, inundações e da erosão costeira.

A regulamentação e a legislação para a gestão dos territórios e do ambiente marinho estão, muitas vezes, separadas e descoordenadas – não se tendo ainda alcançado um bom nível no que diz respeito a uma gestão costeira integrada.
O workshop irá explorar as relações entre terra-mar e o trabalho que tem sido feito para a gestão integrada ao longo da faixa terra/mar.