Montanhas-Magicas

Montanhas Mágicas

As Montanhas Mágicas localizam-se no centro/norte de Portugal, entre os rios Douro e Vouga, abrangendo as serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro. Da sua vasta área fazem parte os concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, dando diversidade e complementaridade à oferta natural e cultural das Montanhas Mágicas.

Ligado pela ação da ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira, este é um território, de excecionais valores naturais, que se assumiu como Montanhas Mágicas® para trabalhar juntos em prol de um desenvolvimento sustentável, tendo conseguido, em 2013, a certificação como destino turístico sustentável, com a assinatura da Carta Europeia de Turismo Sustentável.

As Montanhas Mágicas englobam quatro sítios da Rede Natura 2000 e um geoparque da UNESCO, pautando-se pela oferta de um modelo turístico responsável e sustentável, focado no ecoturismo, no geoturismo e no turismo ativo. A singularidade dos fenómenos geológicos que aqui ocorrem, a notável biodiversidade que alberga, e as particularidades da sua geomorfologia, fazem das Montanhas Mágicas um destino de excelência para a observação e interpretação da natureza e para a realização de inúmeras atividades de desporto e aventura, entre as quais se destacam o rafting, o kayaking, a canoagem, o canyoning, o pedestrianismo e o BTT.

Ocupado desde tempos pré-históricos, por todo o território são visíveis vestígios arqueológicos e monumentos que testemunham a sua longa história: enigmáticas gravuras rupestres de arte atlântica, monumentos megalíticos, pontes e vias romanas, mosteiros e templos medievais, santuários e igrejas de toda a feição, aldeias típicas de xisto e granito, minas históricas e muito mais.

Ver mais em: www.montanhasmagicas.com

 

Montanhas Mágicas          Natura 2000            Arouca Geopark