MONTANHAS MÁGICAS

Em 2017 a Conferência Anual da Federação EUROPARC realiza-se no território Montanhas Mágicas, localizado no Centro/Norte de Portugal continental.

Com uma área de 1.689 km2, as Montanhas Mágicas abrangem os extensos maciços da Gralheira e do Montemuro, situados entre os rios Douro e Vouga, envolvendo a área geográfica dos municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, S. Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

Montanhas Mágicas, porquê?

Território de excecionais valores naturais, certificado, desde novembro de 2013, como destino turístico sustentável, ao abrigo da Carta Europeia de Turismo Sustentável em áreas protegidas e classificadas, as Montanhas Mágicas® englobam quatro Sítios de Importância Comunitária (SIC) Rede Natura 2000 e um Geoparque da UNESCO, pautando-se pela oferta de um modelo turístico responsável e sustentável, focado no ecoturismo, no geoturismo e no turismo ativo.

A singularidade dos fenómenos geológicos que aqui ocorrem, a notável biodiversidade que alberga, e as particularidades da sua geomorfologia, fazem das Montanhas Mágicas um destino de excelência para a observação e interpretação da natureza e para a realização de inúmeras atividades de desporto e aventura, entre as quais se destacam o rafting, o kayaking, a canoagem, o canyoning, o pedestrianismo e o BTT.

Ocupado desde tempos pré-históricos, por todo o território são visíveis vestígios arqueológicos e monumentos que testemunham a sua longa história: enigmáticas gravuras rupestres de arte atlântica, monumentos megalíticos, pontes e vias romanas, mosteiros e templos medievais, santuários e igrejas, aldeias típicas de xisto e granito, minas históricas e muito mais.

A realização da Conferência EUROPARC, nas Montanhas Mágicas, enquadra-se nos objetivos definidos pela ADRIMAG e pelos seus parceiros locais e regionais, no âmbito do desenvolvimento de uma estratégia centrada na valorização turística e económica dos seus recursos naturais e culturais, assente nos princípios de sustentabilidade emanados pela Carta Europeia de Turismo Sustentável em áreas protegidas e classificadas, cuja atribuição é da responsabilidade da Federação EUROPARC.

Saiba mais sobre as Montanhas Mágicas

ADRIMAG

Prça. Brandão de Vasconcelos, 10
4540-110 Arouca, Portugal

TL [+351] 256 940 350
FX [+351] 256 940 359
adrimag@adrimag.com.pt
www.adrimag.com.pt
www.montanhasmagicas.pt

EUROPARC FEDERATION

Waffnergasse 6,
93047 Regensburg, Germany

TL +49 (0)941 59935980
FX +49 (0)941 59935989
office@europarc.org
www.europarc.org