Nações Unidas “juntam-se” à Conferência EUROPARC 2017

Impedidos, por motivos de agenda, a estar presentes na Conferência EUROPARC 2017, António Guterres, Secretário-Geral da ONU, e Karmenu Vella, Comissário Europeu do Ambiente enviaram uma mensagem em vídeo, enaltecendo a importância do evento e elogiando o trabalho desenvolvido no território Montanhas Mágicas.

Na opinião de António Guterres, no que às Montanhas Mágicas diz respeito, é importante “valorizar o magnífico território de montanha, as suas potencialidades (…) e, acima de tudo, o seu capital humano”. Neste sentido, a Conferência EUROPARC 2017 é uma oportunidade excelente para “debater e destacar o papel das áreas protegidas”, neste que foi declarado pela ONU como Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

O Secretário-Geral lembrou ainda que as áreas protegidas na Europa “minimizam os efeitos das alterações climáticas contrariando a perda de biodiversidade” e vincou que a Carta Europeia de Turismo Sustentável, implementada também no território Montanhas Mágicas, é uma ferramenta de gestão através da qual se consegue trabalhar melhor em prol do bem das gerações atuais e futuras.

 

Karmenu Vella salientou que “a existência de áreas protegidas demonstram preocupação sobre o valor da natureza e dos seus múltiplos benefícios. Mas precisamos de ligação à natureza e para isso precisamos de ter bom planeamento das cidades, que integrem a natureza e os espaços verdes”, considerou Karmenu Vella. O Comissário entende que a “EUROPARC tem construído estas pontes, têm feito um excelente trabalho em promover as áreas protegidas e desenvolver o turismo sustentável”, uma preocupação que a Comissão Europeia partilha.