SESSÃO PLENÁRIA

Quinta-feira, 7 de setembro

Escola Secundária de Arouca – 09:30

Os transfers entre as Termas de São Pedro do Sul e Arouca serão feitos de autocarro, às 08:00. O dia será integralmente passado em Arouca, onde, para além de participar no extenso programa de Conferência, poderá experienciar a cultura e a natureza deste fantástico município.

Por favor traga tudo o que necessita uma vez que o regresso ao seu hotel só acontecerá depois de jantar.

No decorrer da sua relaxante viagem, entre as Termas de São Pedro do Sul e Arouca, desfrute das paisagens das Montanhas Mágicas e aproveite para conhecer novos colegas e amigos! À chegada terá um café à sua espera!

“Novas Vozes, Novas Visões, Novos Valores – para as Pessoas e a Natureza na Europa”

A Sessão Plenária da Conferência, com início às 09:30 da manhã, assentará no tema “Novas Vozes, Novas Visões, Novos Valores – para as Pessoas e a Natureza na Europa”.

Diversos representantes do espetro político destacarão o seu papel e as suas responsabilidades para com as Pessoas e a Natureza. Diversos palestrantes de renome internacional, enfatizarão a sua experiência em áreas protegidas, dando voz e compreensão às complexidades dos parques e das políticas, oferecendo perspetivas globais e estratégicas relevantes.

Ao longo da Conferência será avaliado o papel que os municípios, em particular, desempenham, na oferta de áreas protegidas mais verdes, saudáveis e viáveis.

CONVIDADOS ESPECIAIS

HUMBERTO DELGADO ROSA

Humberto Delgado Rosa é Diretor para o Capital Natural na Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, desde Novembro 2015. A missão da sua equipa é a de proteger, conservar e potenciar o capital natural da União Europeia, nas áreas da biodiversidade, natureza, solo, florestas e ciclos de nutrientes, bem como supervisionar o programa LIFE.

Anteriormente, Delgado Rosa foi Diretor para a adaptação as alterações climática e tecnologias de baixo consumo de carbono na Direcção-Geral Acão Climática (DG Climate Action), e Secretário de Estado do Ambiente em Portugal, entre 2005 e 2011.

Humberto Delgado Rosa irá apresentar o recém-lançado "Plano de Acão para a Natureza, as Pessoas e a Economia". O Plano de Acão foi produzido pela Comissão Europeia no seguimento da processo de avaliação das Diretivas Aves e Habitats, com o objetivo de melhorar a sua implementação e aumentar a sua contribuição para o cumprimento dos objetivos Europeus de Biodiversidade 2020.

 

 

MARINA SILVA VAZ DE LIMA

Marina Silva é Senadora brasileira e foi ministra do Meio Ambiente em 2003-2008 no governo de Lula. Durante o seu mandato foram criados 25 milhões de hectares de novos Parques Nacionais no Brasil e mais de 12 milhões de jovens participaram em ações ambientais em todo o país. Marina era colega de Chico Mendes, que foi assassinado por defender a Amazónia do desmatamento maciço.

Em 1996, Silva ganhou o Goldman Environmental Prize para a América do Sul e Central. Em 2007, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente declarou-a uma das Embaixadoras da Terra e ganhou o Prémio Sophie 2009. Em 2010, foi nomeada pela revista Foreign Policy na sua lista de principais pensadores globais, por trazer o ambiente para a ordem do dia. Em dezembro de 2014, Marina Silva foi eleita pelo jornal British Financial Times como uma das Mulheres do Ano. Marina só frequentou a escola quando tinha 16 anos, mas formou-se em História e depois tem uma pós-graduação em teoria psicanalítica e psicopedagogia.

MONSEGNOR FRANCISCO FROJÁN MADERO

Francisco Froján Madero, monsenhor, galego de naturalidade, biólogo de formação inicial (1976), faz depois a sua formação religiosa sendo licenciado (1985) e Doutor em Teologia (1998). A partir de 2000 vive e trabalha na Secretaria de Estado no Vaticano em relações exteriores.

A sua paixão pela natureza permite-lhe manter uma ligação forte com as temáticas do ambiente e da conservação da natureza e por essa via tem participado em conferências em que alia as questões dos valores espirituais com a problemática da conservação da natureza.

Vamos poder ouvir uma visão/reflexão privilegiada e integrada de um homem de ciência e de fé sobre a Carta Encíclica LAUDATO SI’ do Papa Francisco sobre o Cuidado na Casa Comum.

ERIKA STANCIU

Erika Stanciu foi recentemente Secretária de Estado das Florestas, e por algum tempo também Secretária de Estado para a Conservação da Biodiversidade e Áreas Protegidas, no Ministério do Ambiente, Água e Florestas da Roménia. Anteriormente, foi Presidente da Federação EUROPARC e é detentora da “Medalha Alfred Toepfer” pela sua excecional contribuição para o trabalho das áreas protegidas na Europa.

Da floresta de Retezat para a floresta de flipcharts que populam muitos dos seus workshops, Erika tem um papel fundamental no desenvolvimento e capacitação de profissionais de áreas protegidas na Roménia. Foi uma das fundadoras da “ProPark - Fundação para as Áreas Protegidas”, na qual exerce atualmente a função de Diretora Executiva. Erika vai partilhar a sua visão e ideias sobre uma voz conjunta, para os novos e velhos valores na conservação da natureza.

DOMINIQUE LEVEQUE

Domique Leveque é Presidente da Câmara de AŸ-Champagne (França), Conselheiro da Região de Marne e Presidente do Parque Natural Regional da Montanha de Reims, tendo uma vasta experiência em conectar a política e a gestão de áreas protegidas. Dominique é ainda o Presidente da Comissão Internacional da Federação dos Parques Naturais Regionais de França (Fédérations des Parcs Naturels Régionaux) e Membro do Conselho Diretivo da Federação EUROPARC.

Criado em 1976, o Parque Natural Regional da Montanha de Reims tem 54.000ha e 35.000 habitantes. Dominique foi recentemente responsável pela candidatura do Parque a Património da Humanidade: “Coteaux, Maisons et Caves de Champagne”.

Dominique irá ajudar-nos a perceber as complexas – e por vezes conflituosas – responsabilidade de um Presidente da Camara e Presidente de uma Área Protegida.

 

MODERADOR

DANIEL DEUSDADO

Daniel Deusdado, diretor da RTP1 e RTP Internacional, é jornalista, com a carteira profissional 1246. Formado em Direito pela Universidade Católica do Porto, tem ainda uma pós-graduação em Realização e Televisão pela Escola das Artes da Universidade Católica.

Jornalista desde os 18 anos trabalhou, entre outros jornais, no Público – desde a sua fundação até 1998 – e foi, depois, subdiretor do jornal em 2002 e 2003. Criou várias empresas de jornalismo e televisão e foi responsável por programas e documentários como Radar de Negócios, Nobre Povo, Liga dos Últimos, Himalaias – A Viagem dos Jesuítas Portugueses, Nos Passos de Magalhães, entre outros.

Foi diretor da revista Ideias & Negócios; criou e dirigiu durante 10 anos o barómetro económico mensal do Expresso, Conselho dos Doze; foi colunista semanal do Jornal de Notícias. Foi Diretor da RTP3 até julho de 2016.

ADRIMAG

Prça. Brandão de Vasconcelos, 10
4540-110 Arouca, Portugal

TL [+351] 256 940 350
FX [+351] 256 940 359
adrimag@adrimag.com.pt
www.adrimag.com.pt
www.montanhasmagicas.pt

EUROPARC FEDERATION

Waffnergasse 6,
93047 Regensburg, Germany

TL +49 (0)941 59935980
FX +49 (0)941 59935989
office@europarc.org
www.europarc.org